segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Boas Festas

Caros amigos, colegas e pacientes.

  Nesse finalzinho de ano, dessa vez, não vou abordar
  nenhum assunto relacionado a odontologia, muito menos
a música. Dedico essa mensagem a todas as pessoas que
  me apoiaram, que prestigiaram o blog, que participaram
 escrevendo comentários, postagens, elogios e sugestões.
 A aceitação do blog tem sido muito positiva, postagem
após postagem eu percebo que o número de visitas
    só aumenta. Me alegra ver que alguns assuntos despertam
       maior interesse do que outros, e isso vai me dando uma
  direção do que postar, fazendo o blog ficar não com a minha
    cara, mais com a cara das pessoas que acessam.
       Na minha opinião, de nada adiantaria me dedicar a esse
        projeto se vocês que tem acessado não se sentissem
    bem em ler, não sentissem prazer em "perder" alguns
     minutinhos acessando as postagens.
 Cuido desse projeto com muito carinho, e como já disse,
     esse blog é feito para vocês.

Gostaria de desejar a todos um ótimo Natal, uma feliz passagem de ano, fazendo votos de um 2012 cheio de alegrias, realizações, paz e crescimento, crescimento em todos os sentidos.

Para os que estarão viajando, aproveitem, curtam, descansem, sempre tendo em mente que sempre é uma delícia sair um pouco da rotina, mas também é muito bem voltar a ela.

Fica então essa mensagem nessa última postagem do ano, também entrarei de férias, mas em Janeiro de 2012, com as energias totalmente recarregadas, darei sequencia nesse projeto do blog, tentando trazer alguns assuntos interessantes e esclarecendo algumas dúvidas.

Como não poderia deixar de ser, posto uma musiquinha só para descontrair um pouco.

Nos vemos em 2012.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Steve Vai

Nascido em 6 de Junho de 1960, Steve Vai é considerado pela crítica e pelo público como um dos guitarristas mais técnicos de todos os tempos. Tendo o virtuosismo como sua principal característica, além de um prêmio Grammy conquistado, recebeu o título de Doutor em Música pelo Musicians Institute, em Hollywood, California, em 2009.

                             * clique na imagem para sua ampliação


Começou a carreira transcrevendo partituras para o lendário guitarrista Frank Zappa, já tocou com Whitesnake, David Lee Roth (ex-Van Halen), Alcatrazz e Public Image.

Frequentemente sai em turnê com Joe Satriani, outra fera da guitarra e, junto com mais um convidado que eles vão variando, se apresentam com o nome de G3.

Autor de sucessos como "For the Love of God" e "The Audience is Listening", sua marca registrada é seu estilo teatral, cheio de caras e bocas, fazendo literalmente sua guitarra falar.

Abaixo pode ser conferida uma amostra do que é Steve Vai. "Whispering a Prayer" é o nome da música. Nela, Vai consegue traduzir só com as cordas da guitarra o que a música se propõe com o título. Através de sua interpretação, realmente dá a impressão de ele está "sussurrando uma oração".

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Cárie Dental

1. O QUE É CÁRIE?
A cárie dental, que segundo a OMS (Organização Mundia de Saúde) é classificada como uma doença,  é a destruição localizada dos tecidos dentais, causada por bactérias presentes na cavidade oral, frente a presença de alimentos, especialmente os açúcares.

*clique na imagem para sua amplição




2. COMO É FORMADA A CÁRIE?
Quando ingerimos qualquer alimento, especialmente os que contém sacarose (açúcar), esses alimentos são fermentados pelas bactérias existentes na cavidade bucal. Em resposta a essa fermentação, essas bactérias liberam um ácido (ácido lático) que em contato prolongado com o dente vai corroendo esse tecido removendo minerais, deixando-o mais frágil e ocasionando cavitações.

*clique na imagem para sua ampliação




3. QUAIS FATORES INFLUEM NA INSTALAÇÃO DA DOENÇA CÁRIE?
A cárie é uma doença multifatorial, ou seja, depende da interação de alguns fatores. São eles:
1. Alimentação - Uma alimentação rica em sacarose (açúcar), e com uma frequencia alta (ou seja, várias vezes ao dia), vai deixar o indivíduo mais susceptível a desenvolver a doença cárie.
2. Presença de bactérias cariosas - As cáries são causadas especialmente por um grupo de bactérias (streptococos mutans). Quanto maior seu número, mais fácil da pessoa desenvolver uma lesão cariosa.
3. Susceptibilidade individual - Há pessoas com maior tendência a desenvolver cárie, devido a uma série de características do nosso organismo. Uma dessas características é a capacidade tampão da saliva, que é a capacidade que nossa saliva tem de neutralizar os ácidos produzidos pelas bactérias. Pessoas com baixo fluxo salivar e baixa capacidade tampão tendem a desenvolver mais lesões cariosas.
É importante salientar que, para a cárie se desenvolver, OS TRÊS FATORES TEM QUE ESTAR PRESENTES E INTERAGIREM, originando a lesão cariosa.


* clique para ampliar


4. COMO PREVENIR A DOENÇA CÁRIE?
Sabendo dos fatores que podem causar a cárie, podemos interferir em cada um deles da seguinte maneira:
1. Alimentação: Diminuir a quantidade do consumo de alimentos com sacarose (açúcar), assim como aumentar o intervalo entre uma ingestão e outra, dando tempo para o nosso organismo tentar neutralizar o ácido produzido frente a injestão desses alimentos.
2. Presença de bactérias: O hábito de escovação dental e uso do fio dental serve para desorganizar as colônias bacterianas formadas em nossa placa bacteriana (atualmente chamada de biofilme, que simplificadamente pode ser definida como uma camada de saliva habitada por bactérias, que fica aderida ao elemento dental). Como a higiene oral remove essas bactérias, a produção de ácido fica diminuída, diminuindo a chance da instalação da doença cárie.
3. Susceptibilidade à cárie: Com a implantação de um programa de fluorterapia (uso de cremes dentais com flúor, aplicações tópicas de flúor em consultório) é possível modificar nossa susceptibilidade à cárie, uma vez que a presença de flúor na placa dental e esmalte do dente é capaz de dificultar a ação ácida dos produtos produzidos pelas bactérias.