segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Cárie Dental

1. O QUE É CÁRIE?
A cárie dental, que segundo a OMS (Organização Mundia de Saúde) é classificada como uma doença,  é a destruição localizada dos tecidos dentais, causada por bactérias presentes na cavidade oral, frente a presença de alimentos, especialmente os açúcares.

*clique na imagem para sua amplição




2. COMO É FORMADA A CÁRIE?
Quando ingerimos qualquer alimento, especialmente os que contém sacarose (açúcar), esses alimentos são fermentados pelas bactérias existentes na cavidade bucal. Em resposta a essa fermentação, essas bactérias liberam um ácido (ácido lático) que em contato prolongado com o dente vai corroendo esse tecido removendo minerais, deixando-o mais frágil e ocasionando cavitações.

*clique na imagem para sua ampliação




3. QUAIS FATORES INFLUEM NA INSTALAÇÃO DA DOENÇA CÁRIE?
A cárie é uma doença multifatorial, ou seja, depende da interação de alguns fatores. São eles:
1. Alimentação - Uma alimentação rica em sacarose (açúcar), e com uma frequencia alta (ou seja, várias vezes ao dia), vai deixar o indivíduo mais susceptível a desenvolver a doença cárie.
2. Presença de bactérias cariosas - As cáries são causadas especialmente por um grupo de bactérias (streptococos mutans). Quanto maior seu número, mais fácil da pessoa desenvolver uma lesão cariosa.
3. Susceptibilidade individual - Há pessoas com maior tendência a desenvolver cárie, devido a uma série de características do nosso organismo. Uma dessas características é a capacidade tampão da saliva, que é a capacidade que nossa saliva tem de neutralizar os ácidos produzidos pelas bactérias. Pessoas com baixo fluxo salivar e baixa capacidade tampão tendem a desenvolver mais lesões cariosas.
É importante salientar que, para a cárie se desenvolver, OS TRÊS FATORES TEM QUE ESTAR PRESENTES E INTERAGIREM, originando a lesão cariosa.


* clique para ampliar


4. COMO PREVENIR A DOENÇA CÁRIE?
Sabendo dos fatores que podem causar a cárie, podemos interferir em cada um deles da seguinte maneira:
1. Alimentação: Diminuir a quantidade do consumo de alimentos com sacarose (açúcar), assim como aumentar o intervalo entre uma ingestão e outra, dando tempo para o nosso organismo tentar neutralizar o ácido produzido frente a injestão desses alimentos.
2. Presença de bactérias: O hábito de escovação dental e uso do fio dental serve para desorganizar as colônias bacterianas formadas em nossa placa bacteriana (atualmente chamada de biofilme, que simplificadamente pode ser definida como uma camada de saliva habitada por bactérias, que fica aderida ao elemento dental). Como a higiene oral remove essas bactérias, a produção de ácido fica diminuída, diminuindo a chance da instalação da doença cárie.
3. Susceptibilidade à cárie: Com a implantação de um programa de fluorterapia (uso de cremes dentais com flúor, aplicações tópicas de flúor em consultório) é possível modificar nossa susceptibilidade à cárie, uma vez que a presença de flúor na placa dental e esmalte do dente é capaz de dificultar a ação ácida dos produtos produzidos pelas bactérias.

Um comentário:

Os comentários serão sempre moderados com o único objetivo de evitar "spams". Entretanto, tanto elogios como críticas e correções serão bem vindos e publicados na íntegra.