domingo, 2 de outubro de 2011

Clareamento Dental

1. O que é clareamento dental?
Sendo um dos procedimentos estéticos mais procurados pelo paciente nos consultórios odontológicos, o clareamento dental é a conduta menos invasiva que existe na tentativa de remoção de pigmentos orgânicos adquiridos pela estrutura dental, provenientes de fatores externos como alimentação, tabagismo, entre outros.


                                                     



2. Como o clareamento ocorre?
Os géis clareadores a base de peróxido de carbamida ou de hidrogênio penetram nas porosidades das estruturas dentárias por difusão e promovem uma reação química de oxirredução dos pigmentos orgânicos, tornado-os moléculas menores que podem ser facilmente eliminadas. É um procedimento seguro, desde que supervisionado por um cirurgião-dentista.

3. Quais as vantagens e desvantagens?
Como já foi falado, é um procedimento menos invasivo e mais econômico quando comparado a procedimentos restauradores e/ou protéticos que podem também resolver o problema do escurecimento dental. A principal desvantagem é a falta de previsibilidade no resultado final, impossibilitando o profissional de assegurar ao paciente o quanto seus dentes irão clarear. Outra desvantagem é que, em alguns casos, durante o tratamento, pode ocorrer desconforto e sensibilidade, que desaparecem após o término do tratamento.




4. Quais os tipos de clareamento?
Existem hoje disponíveis o tratamento clareador em consultório, com ou sem o uso do laser, que tem como principal vantagem o resultado imediato, conseguido com uma média de 1 a 2 sessões. Existe também o tratamento clareador caseiro supervisionado, onde o paciente utiliza-se de moldeiras de uso diário para realizar o tratamento. Há ainda o clareamento isolado de dentes com escurecimento causado por tratamento de canal ou trauma dental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão sempre moderados com o único objetivo de evitar "spams". Entretanto, tanto elogios como críticas e correções serão bem vindos e publicados na íntegra.